EMPREENDEDORISMO | MUDANÇA I COMPORTAMENTO

As pessoas optam por não mudar, será?
Descubra o motivo que está impedindo você de mudar


Se você olhar para si, irá perceber que alguma coisa em sua vida não está saindo do jeito que gostaria, não é verdade? Não só você deseja mudança, mas também a grande maioria das pessoas possui esse anseio. Algumas conseguem dar nome, outras não fazem nem ideia daquilo que precisa ser mudado, simplesmente sentem algumas inconveniências e limitações no seu estilo de vida.

Muitos acreditam que não conseguem mudar. Afirmam categoricamente que o seu jeito de ser é determinado por acontecimentos do passado, portanto o presente e o futuro são inalteráveis. Segundo o psiquiatra austríaco, Alfred Adler, “nenhuma experiência é, em si, a causa de nosso sucesso ou fracasso. Não somos determinados por nossas experiências, mas o sentido que damos a elas é autodeterminante”.

Não podemos negar que as experiências do passado influenciam fortemente no nosso modo de agir no presente, porém, nada é determinado por essas influências. Assim sendo, as pessoas são capazes de mudar a qualquer momento, não importa o ambiente onde estejam.

Mas por que é tão difícil mudar, mesmo sabendo que se faz necessária a mudança?

Talvez inconscientemente tomamos a decisão de não mudar. É contraditória essa afirmação, pois muitos se sentem infelizes, dizem que querem se transformar, chegam a afirmar que desejam ser outra pessoa, mas, se de fato isso é verdade, por que continuam incapazes de mudar efetivamente?

Embora o ser humano apresente insatisfações com o seu estilo de vida, ele o considera prático, pois já o conhece. É mais confortável deixar as coisas como estão. Como ele já tem experiência em ser daquele jeito, saberá reagir e prever os resultados de suas ações. Agora, quando a pessoa decide por transformar o seu estilo de vida, ela precisará sair da sua zona de conforto, terá que agir diferentemente do habitual sem saber a reação que terá, lidar com eventos que surgirão sem saber ao certo o que poderá acontecer. Assim fica difícil prever o futuro. A sensação de segurança desaparece.

As pessoas se queixam, murmuram, estão descontentes com a vida que estão levando, porém, quando se coloca na balança, é mais fácil e seguro continuarem do jeito que estão. Mesmo que se sintam insatisfeitas.

É preciso colocar nossa coragem de ser feliz à prova, comprometer-se com a nossa felicidade e escutar o nosso coração, confiando naquilo que não vemos, na certeza de que tudo pode ser melhor. A mudança acontece quando damos um passo de cada vez. E, como diz o poeta Bráulio Bessa, “pois do céu a voz de Deus dizia assim: – Suba o queixo, meta os pés, confie em mim, vá pra luta, que eu cuido das feridas”.




Texto: Hugo Carvalho 
 
 
 
 
 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



EMPREENDEDORISMO  |   24/07/2020 08h30


EMPREENDEDORISMO  |   11/07/2020 09h00


EMPREENDEDORISMO  |   04/07/2020 09h16